Governo participa de inauguração de agência do Sicoob Empresarial

O Governo do Maranhão marcou presença, nesta terça-feira (17), na inauguração da agência de atendimento da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo da Região Norte Maranhense – Sicoob Empresarial. Representando o governador Flávio Dino, o secretário Simplício Araújo, esteve na solenidade destacando o constante diálogo entre o governo e a classe empresarial do Maranhão.

“Essa é uma entrega valiosa para a classe empresarial. Um gesto de união, e o governo Flávio Dino tem feito sua parte, com transparência e em conjunto com o empresariado maranhense, na construção de uma política para a classe empreendedora do nosso Estado”, disse o secretário. Diante de autoridades e empresários, Simplício Araújo ressaltou o constante diálogo entre governo e classe empresarial, e as ações realizadas pelo Executivo Estadual para incentivo do empresariado, como os programas ‘Mais Empresas’, ‘Maranhão Mais Produtivo’ e ‘Mais Atacadista’.

O diretor presidente do Siccob Norte Maranhense, Fábio Ribeiro, ressaltou que o Governo do Maranhão sempre esteve ao lado do empresariado, dando apoio e incentivando por intermédio de programas e ações.

“A presença do Governo do Estado é muito importante para nós, junto com os empresários dessa cooperativa. Estamos mostramos que o empresariado maranhense está apoiando o Governo, que está trazendo essa ideia nova de cooperativismo e associativismo, o que para a classe é fundamental”, frisou o diretor presidente.

A Cooperativa de Crédito Empresarial é formada por empresários, e funciona com todas as operações realizadas por um banco comum, a diferença é que os cooperados também são donos, podendo ter participação nos lucros ao final de cada exercício anual.

Sobre o Sicoob Norte Maranhense

A cooperativa, que já inicia com capital superior a R$ 1 milhão, foi idealizada por meio da união de cinco entidades de classe do Estado do Maranhão: Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), Associação Maranhense de Atacadistas e Distribuidores (AMDA), Associação Maranhense de Supermercados (AMASP) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL).

No Maranhão já funcionam as cooperativas de Açailândia (CREDIMA) e de Grajaú (CREDISUL). Na região Sul do Estado, a classe empresarial já deu início ao processo para a criação de uma Cooperativa de Crédito. Dessa forma, o Maranhão terá quatro cooperativas que poderão atuar nas regiões em que estão localizadas, atendendo e instalando postos dentro dos limites municipais que lhe competem.

No caso do Sicoob Norte Maranhense, a área de atuação é Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Raposa, Rosário, Santa Rita e São José de Ribamar. Após três anos de funcionamento, a instituição será considerada de livre admissão, podendo, assim, atender mais de 50 municípios localizados no Norte Maranhense.

inaguração sicoob empresarial seinc jpg