Fomento da cadeia carne e couro: Governador Edson Lobão vai receber Centro Vocacional de Treinamento

Mapear e propor políticas públicas focadas no adensamento da cadeia produtiva da carne e couro no Maranhão tem sido uma das missões do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Indústria e Comércio (Seinc) e Agricultura e Pecuária (Sagrima).

Neste sentido, representantes da Seinc e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), receberam, na segunda-feira (21), membros do Curtume Santa Maria, que se comprometeram em doar um terreno para a construção de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no município de Governador Edison Lobão.

A intenção é elevar a produtividade, visando a industrialização da produção e a valorização da vocação produtiva local, com estímulo ao pequeno produtor rural. O Governo pretende dar treinamento adequado à população local para atender as demandas de mercado, contribuindo para o fomento da cadeia da carne e couro, gerando emprego e renda na região.

Atualmente, o polo industrial da cidade agrega quatro curtumes que, juntos, somam 1.500 postos de trabalho. Com a implantação do CVT, a região poderá se transformar em um polo coureiro atacadista e empregar milhares de famílias, depois da capacitação.

O secretário adjunto de Comércio e Serviços da Seinc, Expedito Júnior, afirmou que o polo de Governador Edison Lobão tem grande potencial para a expansão. Porém, a falta de mão de obra qualificada tem impossibilitado esse crescimento, o que deverá ser resolvido por meio da medida colocada em prática pelo Governo do Estado e parceiros. “Estamos trabalhando para o adensamento da cadeia produtiva da carne e couro e, um das medidas é levar para os municípios cursos e capacitações para que das empresas da região utilizem a mão de obra maranhense”, destacou Expedito Júnior.

O Secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Bello, falou que um dos papeis da secretaria é contribuir para a formação profissional da região, para atender as demandas locais. “Uma de nossas missões é a educação profissional, com foco no mercado de trabalho e no aumento da renda. Estamos contribuindo para os arranjos produtivos, neste caso, couro e derivados, por meio dessa cooperação institucional”, afirmou.

Já o proprietário da Curtume Santa Maria, Adão Gonçalves, enfatizou a importância do CVT em Governador Edson Lobão, que irá mudar a realidade do município. “Hoje temos matéria prima básica para vários segmentos, como calçados e vestuários, mas não temos mão de obra qualificada. Acredito que a implantação desse Centro viabilizará muito os curtumes e a parte coureira, contribuindo, assim, para toda a região”.