Estado e município discutem desenvolvimento de ambiente de negócios em São Luís

Durante o evento, gestores da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) e do município de São Luís, apresentaram suas respectivas ações. No âmbito de Governo, foram apresentadas, as estruturas de algumas ações do Executivo Estadual, como o Conselho Empresarial do Maranhão, os Programas de Incentivos Fiscais, ‘Maranhão Mais Empresas’, ‘Mais Avicultura’, ‘Maranhão Mais Produtivo’.

Outra iniciativa destacada foi a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que está possibilitando o ordenamento sistêmico das iniciativas da Administração Pública e o alinhamento das ações estratégicas do Estado junto aos setores da Indústria, Comércio, Serviço, Agronegócios e Inovação. Estabelecendo sinergias entre os projetos estruturantes e os objetivos estratégicos do Maranhão.

A prefeitura da capital demonstrou suas atividades, no âmbito de incentivos fiscais e modernização de sistema de gestão tributária, como os programas ‘Patrimônio Digital’, ‘Conviver no Patrimônio’ e ‘Construindo no Patrimônio da Humanidade’.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, o Workshop contribuir para que Estado e Prefeitura de São Luís, possam convergir suas proposições, visando um ambiente favorável para o fomento de negócios na Ilha.

“Nós, enquanto Governo, trabalhamos com várias ações, um ambiente favorável a atividade empreendedora. Temos avançado muito, com um diálogo mais próximo com empresários, por meio do Conselho Empresarial, com programas que incentivam a abertura de novos mercados ao produtor, e pequenas e médias empresas, como o ‘Maranhão Mais Produtivo’. Por isso a importância de tratarmos juntos com a prefeitura, essa temática”, destacou o secretário.

Durante o Workshop, também foram elencadas as cadeias produtivas trabalhadas no Sistema Estadual de Produção (Sepab) e do Programa ‘Mais Produção’, que foram destacadas pelo Secretário de Agricultura e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser.

“‘Mais Produção’, que segundo ele, é um dos programas que podem ser trabalhados na temática do workshop, em função do grande volume de negócios que pode gerar, devido à variedade de projetos voltados para cada uma das dez cadeias produtivas prioritárias. Além disso, já estamos trabalhando em conjunto com as prefeituras da Grande São Luís no Agropolo da Ilha, que já vem gerando bons resultados de produção e comercialização e tem potencial para crescer ainda mais”, disse o gestor da Sagrima.

De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, José Cursino Moreira, a iniciativa vai promover sintonia entre Estado e Prefeitura, em prol de desenvolvimento não só para a cidade de São Luís, mas para todo o Maranhão.

I WORSHOP ESTADO E MUNICIPIO_SEINC 05“Os diálogos de hoje vão otimizar para o empresário, os tipos de incentivos que Governo Estado e Prefeitura da capital tem. Se Estado sabe o que o município tem, e vice-versa, isso pode criar inclusive, uma governança comum com esse tipo de incentivo, de modo a facilitar o transito do empresário que quer vim para São Luís. Vejo que foi uma iniciativa muito feliz, que vai gerar resultados muitos positivos para o Estado e para a cidade de São Luís”.

Próximas Ações

Outros eventos, seguindo a mesma temática, devem ser realizados em breve nas cidades de Caxias, Timon, Balsas, Açailândia e Pinheiro.  A intenção é contribuir e unificar a política de atração de investimentos nestas cidades, o que irá refletir na geração de emprego, renda em todo o Estado.