Governo realiza rodadas de negócio na Região Tocantina

Rodadas de Negócio Região Tocantina 01As cidades de Imperatriz e Açailândia receberam, nesta quarta-feira (6), rodadas de negócio do Programa ‘Maranhão Mais Produtivo’. Coordenadas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), a iniciativa visa atender as demandas de empresas, com produtos, serviços e mão de obra maranhense.

O objetivo é possibilitar que micro e pequenas empresas instaladas no Maranhão possam ampliar sua participação no mercado local e conquistem novos mercados.

Durante as rodadas, a empresa Agroexport, do ramo de exportação de gado vivo, também chamado de boi em pé, apresentou suas demandas de compra de produtos. De forma personalizada e atento às necessidades de cada negócio, técnicos da Seinc auxiliaram os empreendedores, que receberam consultoria e informações sobre os padrões de qualidade e serviços prestados.

O Superintendente de Negócios da Seinc, Saulo Mendonça, explica que as rodadas de negócio, tem ajudado a aproximar as demandas das empresas junto a oferta de produtos e serviços de pequenos empreendimentos maranhenses. “Nós estamos muito otimistas, pois as rodadas de negócios estão incentivando essa proximidade, que neste caso envolve produtor e empresa exportadora, o que vai gerar emprego e renda, atendendo assim, as determinações do Governo Flávio Dino.

Para Fortunato Macêdo, secretário-adjunto de Agricultura e Pecuária (Sagrima), por intermédio das rodadas de negócio, está havendo uma consolidação de parcerias. “Vejo esse entrelaçamento de vontades, unindo o produtor com o mercado exportador e o poder público, como algo importante para o Maranhão. Saio entusiasmado, pois nesta rodada se criou oportunidades, alternativas e várias ideias, para impulsionar e aquecer o mercado da bovinocultura”.

 

O prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, destacou que os incentivos para o adensamento da cadeia da carne na região vão possibilitar a vinda de indústrias do setor e aquecer o mercado local. “Agregado a essa venda de boi em pé, vão vim outras indústrias, que só tem a beneficiar tanto o Maranhão, quanto Açailândia. O Governo Flávio Dino já tem colaborado e o município fazendo sua parte, tenho certeza que o Maranhão e nossa cidade só têm a ganhar com tudo isso”.

Rodadas de Negócio Região Tocantina 04Nova oportunidade de negócio

Após a realização do embarque bem-sucedido de cinco mil bois vivos via Porto do Itaqui, abriu-se um novo mercado: exportação de boi em pé. Com essa oportunidade de negócio, cresce a procura pelo produto, neste caso, por animais para serem enviados para outros países.

Empresas já manifestaram interesse nessa modalidade de exportação no Maranhão. Segundo o Secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, a intenção, é que no próximo embarque, que deve ser realizado em breve, a carga seja de 100% de gado maranhense.
“Nessas rodadas de negócio, também estamos atendendo a exportação de gado em pé, aproximando as empresas interessadas, junto ao produtor, contribuindo assim, para a elevação da renda e adensando a cadeia produtiva da carne no Estado”.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coêlho, que o atual cenário é favorável para incentivar a produção local, atendendo as demandas internas e externas.

“Hoje, além do frigorifico nós temos a opção do mercado para exportar boi em pé e com certeza com essa nova demanda de mercado nós vamos estar estimulados a investir, aumentar nossa produção, a qualidade dos nossos animais. O Governo já tomou algumas medidas estimulantes, e com isso vamos ter uma carne de qualidade para vender tanto para o mercado local, como para os exportadores”, afirmou.