1ª Mostra Mobília Maranhão conta com apoio do Governo do Estado

O Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), participou, nessa terça-feira (23), da abertura da 1ª edição do Mobília Maranhão, que está sendo realizado até dia 26 de agosto, no Centro de Convenções de Imperatriz, durante a 10ª Móvel Norte.

A I Mostra Mobília Maranhão, uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Mobiliário de Imperatriz e Região (Sindimir), com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Seinc e da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), busca promover o diálogo entre o processo criativo e metodológico do design e a realidade tecnológica das indústrias do polo moveleiro de Imperatriz e região, estimulando a inovação destas indústrias.

Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, destacou a importância do polo moveleiro da região para o estado, que é considerado o berço da produção de móveis do estado e um dos polos mais expressivos do país.

O secretário afirmou que o Governo do Estado está trabalhando para solucionar os principais gargalos que limitam o desenvolvimento pleno do setor, entre os quais problemas relativos à carência de fornecedores especializados, elevada informalidade, dificuldade de acesso ao crédito e capital para inovação, o baixo nível de organização das empresas e os baixos investimentos em design e pesquisa de materiais e produtos limitam o desenvolvimento da atividade.

“Nossa ideia em trazer a mostra “Mobília Maranhão” nasceu quando um dos entraves apontados pelos moveleiros foi justamente a questão dos baixos investimentos em design e pesquisa de materiais e produtos. Apresentamos a ideia à Quadrante Studio, empresa reconhecida nacionalmente no design de produtos, eles aderiram ao nosso projeto e começamos a trabalhar em conjunto”, afirmou o secretário Simplício Araújo.

“A Mobília Maranhão só foi possível graças à parceria entre a Quadrante, Sindimir e Governo do Estado via Secretaria de Estado da Indústria e Comércio. Ficamos muito contentes em ver que o design, que é uma importante ferramenta de desenvolvimento da economia, está sendo reconhecido e os resultados já começam a aparecer. A Mobília Maranhão é um exemplo disso” afirmou o CEO da Quadrante Studio, Júnior Ramos.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, o evento demonstra o potencial do segmento moveleiro em todo o Estado. “Temos participado ativamente e apoiado às ações dos nossos sindicatos. Acreditamos que é por meio da indústria, da produção e geração de emprego e renda que nós conseguimos desenvolver o município, estado e o país. Desejamos sucesso a todos os presentes nessa feira que realizem bons negócios e continuem atendendo as demandas do nosso Estado, com móveis como esse que estão aqui, da melhor qualidade e que não deixam a desejar a nenhuma indústria do país”, afirmou.

Ficou acertado durante o evento a assinatura de um termo de compromisso entre a Seinc e a Fiema subsidiando a participação efetiva dos alunos do curso de design do Maranhão no dia a dia das fábricas moveleiras do estado. A ação vai garantir, ainda, a participação dos alunos no 1º concurso de design de produtos da indústria moveleira do Maranhão. O concurso, que visa estimular o aprimoramento da formação do capital intelectual focado no potencial da indústria moveleira em no estado, vai garantir aos vencedores a participação na DW São Paulo Design Weekend 2017.