Governo do Estado conclui reforma e aeroporto de Bacabal será inaugurado nos próximos dias

Nos próximos dias, o governador Flávio Dino entregará à população o aeroporto regional de Bacabal. A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) concluiu a reforma do aeroporto, interditado desde 2008 por não atender às normas exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Seinc celebrou, em 2015, um Termo de Convênio, se comprometendo a realizar a manutenção preventiva e corretiva visando a segurança operacional de todo o sítio aeroportuário. Desde então, o aeroporto recebeu serviços de reparos na estrutura de apoio, sinalização horizontal da pista, áreas verdes e manutenção de cerca patrimonial, atendendo às normas de segurança para a reabertura das operações áreas, segundo as exigências da Anac.

Para o secretário da Seinc, Simplício Araújo, a nova homologação do aeroporto de Bacabal, que tem validade de 10 anos, reafirma o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da região.

Segundo ele, o aeroporto atenderá as demandas da região central dentro dos padrões que contemplem o município e localidades próximas tais como saúde e segurança pública, facilitando ações sociais e de campanhas de vacinação no transporte de urgência bem como sendo uma base de apoio para operações policiais.

“Nossa proposta é democratizar o transporte, turismo e fortalecer o desenvolvimento sócio econômico no estado, sendo o aeroporto um importante vetor para a atração de investimentos para a região. Bacabal teve o aeroporto totalmente reformado e nos próximos dias estaremos fazendo a entrega desta importante obra para a região”, afirmou Simplício Araújo.

Balsas

O aeroporto de Balsas está tendo a pista recuperada. Durante as obras, serão realizados serviços de manutenção corretivas e preventivas, envolvendo a recuperação da pista de pouso/decolagem, táxi e estacionamento de aeronaves, manutenção das cercas patrimoniais/operacionais e áreas verdes.

O aeroporto não passava por um reparo na pista desde a década de 1980, e teve a proibição de pousos de aeronaves pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), após relatório de inspeção aeroportuária.

Balsas é uma das cidades com o Produto Interno Bruto (PIB) anual acima de R$ 1 bilhão, dado importante para que a gestão de aeroportos fosse possível na cidade. Com a reparação, o aeroporto poderá realizar de forma plena as operações aéreas.

Carolina

Em Carolina, município estratégico para cadeia turística maranhense, já foram realizados serviços de manutenção do terminal de passageiros, das cercas e áreas verdes visando a segurança do aeródromo, além do recebimento de um carro contra incêndio de aeródromo (CCI) no valor de R$ 1,5 milhão entregue pela SAC, e cessão de um prédio dentro do sítio aeroportuário para a instalação de uma Companhia do Corpo de Bombeiros, já entregue pelo governador Flávio Dino.