Política de contrapartidas sociais da Seinc garante mais de 40 ambulâncias para sistema de saúde do Maranhão

Do total de 42 ambulâncias oriundas de contrapartidas sociais, mais da metade já foi entregue para fortalecer o sistema de saúde do Maranhão, pelo governador Flávio Dino e pela Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), comprometida com a política de atração e expansão de investimentos do Estado. Atualmente, os veículos sanitários e outras contrapartidas sociais fazem parte de todas as negociações para a instalação e expansão de novos empreendimentos no Maranhão.

De acordo com o governador Flávio Dino, uma das formas de vencer a crise pela qual o país atravessa é o trabalho conjunto. “Mediante parcerias com o setor privado, estamos propiciando acesso aos municípios, neste caso, com ambulâncias. Vamos continuar com as entregas, a ambulância é um equipamento que não para, porque as necessidades da população são ininterruptas”, sublinhou.

Além de integrar os municípios à rede estadual de saúde, as ambulâncias totalmente equipadas oferecem qualidade no serviço, velocidade, agilidade e transporte de pacientes com maior segurança. Entre os municípios beneficiados estão Trizidela do Vale, Tuntum, Viana, Sucupira do Norte, Paço do Lumiar, Bacabal, Açailândia, Pedreiras, Coroatá, Governador Edison Lobão, Conceição do Lago Açu, Grajaú, Balsas, Pastos Bons, Barra do Corda, Serrano, Ribamar Fiquene, Loreto, São João do Paraíso, Coelho Neto, São Mateus e Poção de Pedras.

Para Expedito Rodrigues, titular da Seinc, essa soma às negociações com as empresas privadas funciona como mola propulsora para o desenvolvimento estadual. “A contrapartida social é um objeto de transparência, parceria com o setor privado para interferência social nos municípios, seja na área da saúde, educação ou agricultura familiar. Procuramos manter um relacionamento saudável com as empresas, visando o incremento nas áreas que o Maranhão mais precisa”, explicou.

As contrapartidas sociais são possíveis com o apoio do governo às instalações e expansões das empresas no estado. Um dos principais impactos que elas trazem à população é a geração de emprego e renda, pois durante as tratativas, os empresários também se comprometem com contratação de mão de obra local. Além disso, as parcerias com os empresários garantem mais rapidez na entrega dos benefícios aos maranhenses.

A doação dessas 22 ambulâncias é fruto de investimentos para implantação das empresas Raízen e Multitrans e para expansão da Terminais Marítimos de Pernambuco S/A (Temape) no Maranhão que, juntas, somam R$ 380 milhões em investimentos. Na última quarta (7), a Temape e a Multitrans realizaram a entrega de algumas das ambulâncias que se comprometeram em doar.

O superintendente da Temape, Fernando Guerra Júnior, destacou como se sente em doar as ambulâncias ao estado. “Estamos honrados em estar transferindo e contribuindo direta e conjuntamente, com uma atividade, efetivamente, essencial e social”. Já o prefeito Fred Maia de Trizidela do Vale, acredita que as parcerias têm forte influência no desenvolvimento do Estado.

“São acordos importantes, porque geram emprego e renda. A empresa também ganha, podendo ajudar socialmente as cidades do Maranhão. Isso mostra que a classe empresarial está preocupada em colaborar, verdadeiramente, com as cidades do estado. Essa ambulância com certeza vai nos ajudar, por ser um veículo mais equipado e seguro”, disse.