Com apoio do Governo, empresa vai implantar fábrica de cloro-soda no município de Codó

Gestores da Seinc reunidos com representantes da empresa Alliance Química e representantes da prefeitura de Codó.

O ambiente favorável aos negócios implantado pelo Governo do Estado está atraindo diversos empreendimentos para o Maranhão, como é o caso da empresa Alliance Química, que anunciou nesta terça-feira (29), a implantação de uma fábrica de cloro-soda no município de Codó, durante reunião com a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e a prefeitura de Codó.

As tratativas, que estavam sendo realizadas desde 2018 com intermédio do secretário da Seinc, Simplício Araújo, auxiliaram o anuncio do investimento de R$ 30 milhões pela empresa, feito após uma conversa com o Banco do Nordeste para o aporte do investimento, que terá as obras iniciadas em julho. À frente da reunião, o subsecretário da Seinc, Expedito Rodrigues, destaca a importância do empreendimento para o Estado.

“O empreendimento trará diversos benefícios para as indústrias maranhenses, pois tem em suas atividades um produto usado como matéria prima em vários segmentos industriais e pelas companhias de abastecimento de água dos municípios maranhenses”, destacou Rodrigues.

A empresa já possui terreno apropriado para as devidas instalações. O comunicado foi feito pela empresa e pelo prefeito de Codó, Nagib Oliveira, que também participou da reunião. As tratativas avançaram nos âmbitos da política de incentivos fiscais e sobre o projeto de implantação.

A Alliance Química faz parte do grupo Alliance Uruguay, e já possui uma unidade implantada no Brasil, no Estado do Ceará. De acordo com a empresa, seriam fabricados cloro e soda cáustica, para atender o mercado maranhense e a região Norte do país.

A escolha do Maranhão não foi à toa. Executivos da empresa afirmaram que o Estado tem localização estratégica, próximo aos principais mercados do país e com água em abundância.