Estado do Piauí pede cessão do sistema de compras governamentais do Maranhão

Uma comitiva do Governo do Piauí conheceu, nesta segunda-feira (21), o sistema de compras governamentais do Maranhão. Implantado em 2015, o Portal de Compras Governamentais mudou a realidade das licitações do estado, promovendo transparência e agilidade nos processos licitatórios.

Gestores da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), apresentaram as ferramentas do portal à comitiva. Um dos pontos que mais chamaram a atenção foram a transparência e agilidade do sistema. “O Portal se mostrou transparente e ágil, beneficiando tanto a classe empresarial como o Estado. Essa questão da transparência é o que a gente procura”, frisou a Superintendente de Licitação e Contratos da Secretaria de Administração e Previdência do Piauí, Danielle Vidal Martins.

Criado por meio da Seinc, em parceria com a CCL, o programa foi instituído pela Lei Estadual 10.403 de 29 de dezembro de 2015 e tem como objetivo impactar positivamente no desenvolvimento produtivo do Maranhão, por meio da criação de uma ambiência que oportunize a elevação da participação das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais no acesso ao uso do poder de compras governamentais.

O secretário da Seinc, Simplício Araújo, reforça que a iniciativa representa um passo significativo no aprimoramento da gestão pública estadual, na medida em que oferece informações e serviços a todos os atores envolvidos nos processos de compras públicas e permite o acompanhamento, por parte da sociedade, ou seja, maior facilidade de acesso e gestão das informações pelos fornecedores e gestores públicos, assim como maior visibilidade das políticas de compras.

“Portal de Compras Governamentais do Maranhão, além de auxiliar com dicas de gestão para auxiliar o empresário a estar habilitado a fornecer para o governo, está colaborando cada vez mais, para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou Simplício Araújo.