Seinc promove workshop sobre alternativas uso de energia renovável nas empresas maranhenses

Considerando os ventos favoráveis, excelente irradiação solar, localização estratégica e o potencial de expansão no setor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), em parceria com a Federação de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio) promoveu, nesta quinta-feira (21), o workshop: “Redução de custos nas empresas por meio de energia renovável e acesso ao mercado livre”.

Com o auditório lotado, superando a capacidade de inscrições, especialistas de renome nacional debateram as oportunidades do mercado de energia renovável, com ênfase na redução de custos das empresas via geração distribuída e acesso ao mercado livre; e a situação tributária da energia renovável e a tarifa comercial no Maranhão.

Durante a abertura do evento, o secretário Simplício Araújo, titular da Seinc, explicou os três pilares que levaram à realização do evento. “A demanda interna no Estado, a regulamentação de energia distribuída e a disseminação das oportunidades para redução do custo de energia elétrica em curto prazo nas empresas motivaram esse debate”, explicou.

Segundo Simplício Araújo, para o mercado, quando mais oferta, melhor; significa mais equilíbrio de preços e que o consumidor também ganha. O evento reuniu players do setor de energia, como Luis Gustavo Poli; diretor da Monex Geração; Alexei Vivan, diretor presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE) e Júlio Favarin e Ricardo Geoffroy, sócios na Garín Investimentos.

Além dos especialistas, a sociedade civil, estudantes, a classe empresarial e representantes da indústria e comércio do Maranhão contaram com a palestra sobre tributação do coordenador do núcleo de estudos econômicos-fiscais da Fazenda (Sefaz), Jomar Fernandes.