Governo do estado vai promover workshop sobre hub de combustíveis

Com um mercado em ascensão, uma localização privilegiada, próximos aos principais mercados nacionais e internacionais, o Maranhão vem se destacando quando o assunto é logística para distribuição de combustíveis. O assunto, será a temática de workshop que será realizado pelo Governo do estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio).

Com o tema: “Maranhão Hub de Combustíveis – potencialidades e perspectivas”, o workshop faz parte ciclo de eventos estratégicos, que visa subsidiar a construção de agendas positivas estratégicas com foco na elevação da competitividade das empresas maranhenses, na agregação de valor às cadeias produtivas com potencial de adensamento no estado e no desenvolvimento socioprodutivo.

O workshop, que conta com a parceria do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis-MA) e Universidade Federal do Maranhão (Ufma), será realizado no dia 01 de abril, a partir de 08:00h, no auditório da sede da Fecomércio, na Avenida dos Holandeses, e contará com palestras e painéis, com a participação de gestores do Governo do Estado e especialistas do setor.

“Nós já temos um hub de combustíveis no Maranhão, na retroárea do Porto do Itaqui. Com uma localização estratégica, empresas interessadas sempre nos procuram, visando implantar e expandir suas plantas na área de armazenamento de combustíveis”, explica o secretário da Seinc, Simplício Araújo.

O Porto do Itaqui atualmente concentra o maior volume de importações de gasolina e diesel e conta com uma localização favorável para importações da Europa e Golfo do México. Contando ainda com localização estratégica para Norte e Nordeste, pois se conecta a ferrovias Carajás/Norte-Sul, está próximo ao Pará, para atendimento hidroviário à região Norte e a Transnordestina, que liga os estados do Piauí e Ceará.

As inscrições para o workshop “Maranhão e sua aptidão para o hub de combustíveis”, são gratuitas e podem ser realizadas no site: www.seinc.ma.gov.br. As vagas são limitadas e os participantes terão direito a certificado.