Com apoio do Governo, empresa vai implantar fábrica em Codó

A cidade de Codó vai receber uma fábrica de cloro-soda que começa a ser implantada nos próximos dias. O ambiente favorável aos negócios, a partir das ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), permitiu a vinda do empreendimento, orçado em R$ 37 milhões.

A fábrica da empresa Alliance Química será a primeira do ramo no Maranhão e terá capacidade para produzir 12 toneladas de cloro/dia, e fabricará também outros produtos químicos, como inorgânicos de dióxido de cloro, hidróxido de magnésio, oxido de magnésio, oxido de berílo. O aporte do investimento será realizado por meio do Banco do Nordeste.

O secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, explica que as tratativas estão sendo realizadas desde 2018 e contou com o total apoio da Prefeitura de Codó, que foi preponderante em todo o processo.

“A escolha do Maranhão não foi à toa. Temos uma localização estratégica, próximo aos principais mercados do país e temos água em abundância. A fábrica vai produzir a matéria prima usada em vários segmentos industrias e pelas companhias de abastecimento de água de diversas cidades do estado”, disse Simplício Araújo.

A Alliance Química é uma Joint Venture entre a Klaff Investments, LP e AVS Technology, e opera desde 2013 no Brasil. A empresa possui uma unidade implantada no Ceará. De acordo com a empresa, seriam fabricados cloro e soda cáustica para atender o mercado maranhense e as regiões Norte e Nordeste do país.