Iniciativa do Governo impacta a cadeia produtiva da mandioca no MA

Mais de 1.830 famílias, em mais de 20 municípios estão sendo impactadas pela parceria do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e cervejaria Ambev. A empresa já recebeu mais de 4 mil toneladas de mandioca de pequenos produtores rurais maranhenses para a produção da cerveja Magnífica, impactando diretamente a cadeia produtiva.

As tratativas entre a Seinc e a empresa tiveram início em 2015, e resultaram no lançamento da cerveja Magnífica há seis meses. Além dos produtores rurais, o projeto mobiliza arrancadores, transportadores, por meio de cooperativas e associações. A parceria tem o objetivo de corresponder à vocação natural do Maranhão na produção de mandioca.

Segundo com o secretário da Seinc, Simplício Araújo, o segmento produtivo é um importante subsídio que impacta diretamente no desempenho dos agentes econômicos estaduais. “A parceria está superando as nossas expectativas com a alavancagem do sistema de produção da mandioca no estado”, aponta.

Desde janeiro, 103 mil km já foram percorridos por cerca de 170 caminhões refrigerados. Os municípios envolvidos na venda de mandioca são Bequimão, Santa Rita, Presidente Vargas, Pirapemas, Buriticupu, Afonso Cunha, Gonçalves Dias, Alto Alegre, Codó, Maracaçumé, Itapecuru Mirim, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Riachão, Água Doce, Tutoia, Barreirinhas, Araioses, Icatu e Morros.

Ainda de acordo com o Araújo, o projeto envolve uma sucessão de elos. “O Maranhão é o terceiro estado com maior área plantada de mandioca e o quarto em produção. Com essa integração e interação com a Ambev, conseguimos retribuir à cadeia, que tem suma importância socioeconômica, com verticalização e adensamento”.

Mais incentivos

Recentemente, a Seinc reuniu mais de 300 produtores, sindicatos, secretários de agricultura em duas reuniões que tiveram o objetivo de apresentar os requisitos de fornecimento da mandioca para a cervejaria Ambev, como parte dos trabalhos de adensamento da cadeia da mandioca no Maranhão.