Simplício Araújo articula visita de empresa gerenciadora dos maiores portos do mundo ao complexo portuário do MA

Iniciada há quatro dias, a maior Missão Empresarial Brasileira à Dubai-China já atrai parcerias e perspectivas positivas para o Maranhão.

A convite do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), representantes da maior operadora de portos do mundo, DP World e do Porto Jebel Ali visitarão, em breve, as instalações do complexo portuário e industrial do Porto do Itaqui. As articulações foram iniciadas pelo secretário da Seinc, Simplício Araújo, durante encontro realizado com o executivo do Porto e Zona Franca de Jebel Ali, Mohammed Ali, neste domingo (13), em Dubai.

Secretário Simplício Araújo e comitiva reunido com executivo do Porto e Zona Franca de Jebel Ali, Mohammed Ali, em Dubai (Foto: Divulgação)

O objetivo da visita das empresas ao complexo portuário maranhense terá como pano de fundo a possibilidade de atrair cargas de Pulses para o Maranhão. Pulses são as sementes secas comestíveis das leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico. Cada vez mais presente na alimentação, as sementes são destaque na segurança alimentar e na nutrição.

As articulações consolidam os resultados da maior Missão Empresarial Brasileira à Dubai-China 2019, que está em sua terceira edição, promovida pela Seinc. Durante o encontro, Simplício Araújo explanou sobre as potencialidades, a capacidade de movimentação de cargas do Maranhão e provocou a possibilidade da troca de tecnologias entre a DP World, operadora do porto Jebel Ali e o Porto do Itaqui.

Porto Jebel Ali, na Zona Franca de Jebel Ali, em Dubai (Foto: Divulgação)

Para Simplício Araújo, é muito importante essa aproximação do Maranhão com objetos referências que auxiliam no fortalecimento econômico de um país, como esse porto. “Esse é o objetivo da Missão Empresarial, atrair investimentos, desenvolvimento, negócios. E é isso que o governador Flávio Dino tem incentivado, ir em busca e fazer as oportunidades. Cada reunião, visita técnica e encontro dessa missão é uma chance de recompor a conjuntura do Maranhão para algo cada vez mais favorável”, pontuou.

No encontro, a delegação maranhense formada por 54 empresários maranhenses, que está inclusa no âmbito das ações da Seinc que buscam desenvolver e fomentar o mercado interno, teve a oportunidade de conhecer os números relacionados ao Porto Jebel Ali, importante vetor de desenvolvimento de Dubai e visitar o complexo portuário, situado na Zona Franca de Jebel Ali.

Missão Empresarial
A Missão Empresarial Maranhense está em sua terceira edição e conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). A ação permite e facilita o acesso de micro e pequenos empreendedores locais do Maranhão ao comércio exterior e tem o objetivo de fomentar uma relação comercial permanente entre o estado e outros países.