Simplício Araújo diz que trabalho da comissão de assuntos econômicos da assembleia fortalece ações do gás natural no MA

 

O Secretário de Industria, Comércio e Energia Simplício Araújo esteve semana passada em Brasília, reunido com o Ministério de Economia, discutindo a abertura do mercado de gás no estado.

Na ocasião, deputados estaduais que integram a Comissão de Assuntos Econômicos estiveram visitando o possível poço, no povoado de Morada Nova, em Bacabal, que será utilizado para a estrutura do fornecimento de gás natural que será destinado para o uso industrial e veicular no Maranhão.

“Cada poder tem seu papel neste processo e o governo Flávio Dino tem buscado construir com muita responsabilidade este momento importante para a economia e desenvolvimento do nosso estado. O poder legislativo também tem a fundamental missão na pauta e tem fomentado o debate sobre o uso deste importante recurso natural, principalmente o veicular. Os esforços do poder executivo com o poder legislativo contribuem para construir este momento”, disse Simplício Araújo.

O secretário da Seinc, disse ainda, que a visita da comissão demonstra a responsabilidade e comprometimento dos deputados estaduais Zito Rolim , Ciro, Antônio Pereira e do Presidente Fábio Macedo com a pauta, “A comissão recebeu da Secretaria de Industria, Comércio e Energia todas as informações do processo em reunião no último dia 5 de novembro e ter ido ao local da provável instalação do Cluster de produção em Bacabal foi mais um passo importantíssimo”, disse o Secretário.

ABERTURA DE MERCADO

O Governo do Estado por meio da Seinc, assinou em outubro um termo de compromisso com a Empresa Eneva, que não tem atualmente a comercialização de gás natural para indústria e veículos em seu rol de negócios, mas que com as alterações propostas pelo Governo Flávio Dino, poderá investir R$ 90 milhões e assumir inicialmente a operação no Maranhão.