São Paulo tenta superar missões empresariais do Maranhão

Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo, nesta sexta-feira (3), manifestou que o Governo de São Paulo tenta superar as missões empresariais promovidas desde 2017 pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc).

A publicação revela que São Paulo aumentou as vagas para empresários interessados em embarcar para Dubai, em fevereiro. No Maranhão, as vagas da Missão Empresarial realizada em outubro de 2019, que além de Dubai, teve como principal destino a China, – maior parceiro comercial do Brasil – já superavam a estimativa inicial da missão paulista. A missão empresarial maranhense já é considerada uma das maiores do país.

Liderada pelo secretário Simplício Araújo, a missão reuniu 54 empresários dos setores de indústria, educação, atacado, construção civil, mecânica, saúde, comércio, dentre outros. A iniciativa se consolida a cada ano, fomentando uma relação comercial permanente entre empresários maranhenses e outros países, focando na importação de equipamentos e artefatos industriais e na exportação de produtos do estado.

Nas agendas internacionais, os empresários conhecem as principais demandas dos países, realizam visitas técnicas, institucionais e participam de eventos referências no fortalecimento de atividades empreendedoras e que podem possibilitar a abertura de novos mercados para os negócios maranhenses.

“O aumento do interesse dos empresários em participar de ações como essa em outros estados, reforça que o Maranhão está se tornando referência no apoio ao empresariado, com números à frente. A iniciativa fortalece o relacionamento com outros países e colabora para a abertura de muitas outras oportunidades, não só para os empresários que participam. Isso é muito importante para o desenvolvimento dos estados”, afirma o secretário Simplício Araújo.

Na última missão empresarial promovida pela Seinc, Simplício Araújo, em nome do governador Flávio Dino fez o convite a representantes da maior operadora de portos do mundo, a DP World e do Porto Jebel Ali a visitar o complexo portuário e industrial do Porto do Itaqui. A visita foi aceita e será em breve.