Governo do Estado contempla municípios maranhenses com novas ambulâncias

Publicado em 13 de fevereiro de 2020.

Um total de 24 ambulâncias vão reforçar os atendimentos de saúde em municípios do interior do Maranhão. Os veículos foram entregues pelo Governo do Estado, a partir de parceria com a Assembleia Legislativa, por meio de emenda parlamentar. O governador Flávio Dino e o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, entregaram as ambulâncias aos gestores dos municípios contemplados, durante solenidade na manhã desta quarta-feira (12), no Palácio dos Leões, Centro.

As ambulâncias entregues pela Seinc foram doadas pela empresa VLI, por meio de parceria público-privada. O governador Flávio Dino enfatizou a importância do engajamento de investidores privados que atuam no Maranhão, nos programas de contrapartidas sociais. Dino destacou a cultura de diálogo permanente com estes investidores, pensando em sua função social. “Sempre firmamos as parcerias público-privadas e agradecemos os parceiros deste importante evento.  Temos como prioridade máxima do nosso governo aqueles que menos têm. As políticas sociais são nosso foco e delas não abrimos mão”, disse Flávio Dino, enumerando ainda programas de saúde criados na gestão.

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), por meio de Parceria Público-Privado (PPP), que com a empresa de logística VLI, tornou possível garantir duas ambulâncias aos municípios de Cedral e Esperantinópolis e a SES, por sua vez,  adquiriu 22 veículos com investimentos de mais de R$ 154 mil em cada uma. Somam-se na parceria a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), que fez transferência de recursos à SES.

Segundo Simplício Araújo, a Seinc está reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento e saúde pública dos munícipios com essa entrega. “É  a prova de que nosso compromisso em desenvolver o Estado se torna cada vez mais sólido. Com esses dois veículos, a Seinc chega à marca de 34 ambulâncias entregues a municípios e hospitais regionais, como fruto das contrapartidas sociais”, explica.

Os veículos, modernos e devidamente equipados, vão servir ao transporte de pacientes e atendimentos de urgência e emergência nas cidades contempladas. As ambulâncias são equipadas com maca, prancha, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio. A unidade básica entregue pode ser equipada ainda como Unidade de Suporte Avançado (USA). As prefeituras beneficiadas ficam responsáveis pelo custo de manutenção dos veículos.