Têxtil e Confecções

O mercado de moda brasileiro é conhecido local e internacionalmente por sua criatividade e dinamismo, com destaque para diversos estilistas e produtores nacionais com reconhecimento no exterior. O Brasil é a quinta maior indústria têxtil do mundo e a quarta maior em confecção. Autossuficiente na produção de algodão e com grandes investimentos na produção de fibras químicas, o Brasil produz 9,8 bilhões de peças confeccionadas ao ano (destas, cerca de 6,5 bilhões em peças de vestuário).

No Maranhão, o setor têxtil e de confecção ainda é uma potência a ser explorada, principalmente, pelas condições favoráveis à produção do algodão, caracterizada por terras férteis, clima apropriado e a participação do governo na concessão de incentivos.

Com um litoral de praias paradisíacas, parques naturais e até um deserto com águas cristalinas, o estado revela-se um potencial consumidor da moda praia.

O Governo do Estado estuda a viabilização de implantação de um polo de confecção, englobando 10 municípios, visando o desenvolvimento do setor. Além disso, universidades e instituições privadas, presentes no Maranhão, oferecem cursos voltados para os mercados de design e moda.

Oportunidades de investimento