Trabalho e investimentos na cadeia de combustíveis atrai implantação de empresa de tancagem para Balsas

Publicado em 21 de maio de 2021.

Mais uma base de distribuição de combustíveis será implantada no Maranhão. Nesta sexta-feira (21), a PetroBahia assinou a escritura do terreno para implantar o empreendimento no Distrito Industrial de Balsas, após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) em parceria com a prefeitura de Balsas. 

Com investimentos na ordem de R$ 6 milhões, somente na primeira fase do projeto, a empresa pretende iniciar as operações no final deste ano. 

O secretário da Seinc, Simplício Araújo, explica que o empreendimento faz parte do Hub de combustíveis que tem se tornado o Maranhão. “Com a chegada de mais esse investimento, a região Sul do Estado ganha com a chegada dessa base, que deverá atrair empresas para o entorno. Isso também é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na cidade, como aeroporto e hospitais, que atraem os investidores“. 

A empresa, que já atua no mercado, pretende atender aos estados que fazem parte da região do MATOPIBA, compreendida pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Neste primeira fase da instalação, mais de 100 pessoas devem operar nas obras. 

“Observamos essa grande oportunidade de novos mercados para a PetroBahia. Buscamos essas capitais regionais, em especial no Maranhão, onde temos um grande fico no MATOPIBA, para consolidar essa posição aqui em Balsas e ser um polo de desenvolvimento para região e todo estado”, pontuou o presidente da PetroBahia, Thiago Andrade. 

O vice-prefeito de Balsas, Celson Henrique Bonierth, agradeceu a parceria e apoio do Governo do Estado. “O prefeito Erick reconhece a importância que a gestão tem para o Governador Flávio Dino. Nós observamos o novo ambiente de negócios que se forma na cidade de Balsas, sempre no mesmo alinhamento. Tendo agronegócio, a estruturação da cidade e a vinda de vocês são uma alegria para todos nós”, enfatizou. 

Em São Luís, a cadeia de combustíveis tem recebido uma série de investimentos, como a base de destruição da Raízen, na retroárea do Porto do Itaqui, além da área de tancagem que foi ampliada no Porto. O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, que acompanhou a agenda, destacou que o Itaqui está fazendo todo um trabalho para atender quem investir no Maranhão.

“Nós estamos fazendo nossa parte no Porto, para garantir que quem venha investir em Balsas e na região, possa ter um porto competitivo, que poderá exportar e importar”, disse. 

Mais Investimentos

Ainda em Balsas, a equipe de Governo esteve visitando as instalações da Kothe Logística, empresa que atua no ramo de transporte, armazenagem e distribuição de defensivos agrícolas, que se instalou no ano passado, no Distrito Industrial de Balsas. 

Durante a visita, a empresa, que já investiu R$ 19 milhões no Maranhão, assinou a carta consulta para aquisição de lote no Distrito Industrial de São Luís, para a implantação de mais uma unidade no Estado.