Voepass irá anunciar voos para Barreirinhas, após investimentos do governo do Maranhão

Publicado em 6 de outubro de 2021.

Aeroporto de Barreirinhas (Foto: Arthur Costa/Seinc).

O Governo do Maranhão segue investindo no fomento ao turismo em todo o Estado. Após tratativas por meio das secretarias de indústria, comércio e energia (Seinc), de infraestrutura (Sinfra) e do governo (Segov), a companhia aérea Voepass Linhas Aéreas irá anunciar, nas próximas semanas, voos para o município de Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses.

A comercialização faz parte da estratégia do Governo do Estado em potencializar o turismo na região dos Lençóis Maranhenses e integra, também, a ligação entre os principais pontos turísticos de três estados brasileiros: Maranhão, Ceará e Piauí.

Para o secretário Simplício Araújo, da Seinc, o aeroporto de Barreirinhas é fundamental para o estímulo e fomento do turismo no Maranhão, assim como na geração de emprego e renda para esta região do Estado.

“O governador Flávio Dino, juntamente com sua equipe de governo, reunindo Seinc, Sinfra e Segov, alinhou para que pudéssemos, por meio deste aeroporto, ampliar os investimentos no comércio da Região dos Lençóis Maranhenses, assim como dar visibilidade a todo o nosso potencial turístico e comercial”, destacou o secretário.

Simplício Araújo acrescentou, ainda, que a Seinc está acompanhando as obras finais da cerca patrimonial, assim como já realizou a licitação para a contratação da empresa especializada que irá administrar, operar e certificar o aeroporto.

“As obras e melhorias no aeroporto serão concluídas nas próximas semanas. Em breve, daremos mais detalhes sobre as vendas de passagens da Voepass, que será um voo de apoio, onde as grandes aeronaves trarão os passageiros até São Luís e aeronaves menores farão o trecho até Barreirinhas, podendo cobrir outras cidades também”, finalizou o secretário.

Aeroporto de Barreirinhas

Com investimento superior a R$ 9 milhões, a obra do Aeroporto de Barreirinhas é executada pela Sinfra. O Terminal de Passageiros dispõe de espaço para embarque, desembarque, banheiros no primeiro e segundo pavimento, incluindo instalações próprias para pessoas com deficiência física, saguão, área de exposição, lojas e um anexo para área administrativa.

A capacidade é de pouso e decolagem para aeronaves do modelo A319 com até 120 passageiros. Já o terminal terá capacidade para atender 300 pessoas por dia.

Mais aeroportos

Além do aeroporto de Barreirinhas, a Seinc já realizou trabalhos de reforma e regularização dos aeroportos de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Carolina e Santa Inês.

No fim de 2020, o Governo do Estado, via Seinc, firmou contrato com a Infraero, para fazer a gestão de cobranças e repasse de taxas pelo Sistema Unificado de Arrecadação e Cobrança das Tarifas Aeroportuárias (Sucotap) em seis aeroportos maranhenses.

Os serviços de manutenção nos aeroportos do Estado, realizados pela Seinc, contribuíram para diversos eixos estratégicos: na saúde, por exemplo, os espaços contribuíram para que as vacinas da Covid-19 chegassem com agilidade aos municípios.