Potencialidades do polo bananeiro do Maranhão serão expostos durante a 1ª Festa da Banana

Publicado em 3 de novembro de 2017.

A cidade de São João do Paraíso, local que agrega o maior polo bananeiro do Maranhão será palco da 1ª festa da banana, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), que acontece na Praça da Cultura da cidade, no próximo dia 4 (sábado).

 

A Seinc vem intensificando o trabalho de adensamento da cadeia produtiva da banana no estado, com a proposta é agregar valor ao produto, por meio da industrialização. Atualmente são produzidas 280 toneladas da fruta por semana no Polo Bananeiro, que abrange as cidades de São João do Paraíso e Itinga, e que gera mais de 1000 empregos diretos e indiretos . O produto, além de atender a capital São Luís e Região Tocantina é vendido para os estados do Pará, Tocantins, Piauí, entre outros. É esse potencial de expansão da atividade e de geração de empregos que o público irá conhecer durante a Festa.

 

Durante o evento serão apresentadas as variedades de bananas produzidas no estado, derivados do produto, como doces, banana desidrata e serão expostos e comercializados também artesanatos produzidos com a fibra de bananeira. Na programação shows, palestras, oficinas, cursos e serviços oferecidos pelos órgãos de governo parceiros do evento.

 

Além disso, a secretaria da Fazenda ( Sefaz) estará realizando  a formalização de Micro Empreendedor Individual ( MEI); inscrições de Produtor Rural, parcelamento de IPVA, ICMS com multa e juros reduzidos e especificamente do ICMS com redução de  100% de multas e juros; ativação e regularização de empresas; emissão de DARE´s; informações sobre os Programas Mais Empregos e Juros Zero, entre outros serviços.

 

Já a Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA) estará oferecendo orientação para o registro mercantil; inscrição, alteração e baixa de MEI, disponibilizando consulta de processos e recebendo solicitações de certidão.  Ao longo do evento serão oferecidos também serviços de saúde pela Escola do SUS do Governo, como exames de glicemia para idosos, de hepatite B e C para adultos, palestras sobre higiene bucal com distribuição de kits de higiene dental para crianças e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva para jovens e adultos.

 

As atrações culturais serão por conta de artistas locais, como a banda de forró “Meu Forró dos Tops” e “ Eden e Alex”. O evento também promoverá o concurso para eleger a Rainha da Festa.

 

 

Para o secretário da pasta de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, que conheceu de perto a produção irrigada do Polo Bananeiro, as informações coletadas pela equipe da Seinc ao longo das visitas à região produtora, irão subsidiar o planejamento das ações que visam expandir a produção do produto, para a geração de empregos, trabalhando a cadeia jusante montante da banana no estado.

“A Festa da Banana é um momento para os empreendedores e grande público conhecerem o potencial do nosso Polo Bananeiro e também realizar negócios.  Temos diversos empreendedores interessados em expandir ainda mais a produção, que já conta em algumas cidades com tecnologia avançada, incluindo melhoramento genético. Somente uma das empresas no estado produz diariamente 30 a 40 toneladas de banana por dia.“, avalia Simplício Araújo.

A Festa da Banana de São João do Paraíso tem o apoio da JUCEMA, Sebrae, Senar, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e do Banco da Amazônia.

 

Produção do Maranhão

Em março deste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada no estado, apresentou um crescimento de 5,7%. Já a produção, obteve um acréscimo de 11%, e a média de produção de banana no Maranhão foi superior a 11 toneladas/hectare, registrando crescimento de 7,8%.