Governo participa de inauguração da ampliação do parque tecnológico do Maranhão no Monte Castelo

“Um espaço que vai contribuir para tantas pessoas na formação de uma mão de obra qualificada, muito necessária no atual cenário econômico”, destacou o secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Cassiano Pereira Junior, ao representar o governador do Maranhão, Carlos Brandão, durante a cerimônia de reinauguração das novas instalações do Centro de Ensino Profissional e Tecnológico Raimundo Franco Teixeira (Senai– CEPT RFT), em São Luís, no bairro Monte Castelo, realizada nessa sexta-feira (11).
O parque tecnológico do Maranhão, que conta com ações, programas e investimentos do Governo do Estado, conta com reforços do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) - considerada a maior escola privada de ensino técnico e tecnológico da América Latina.
Com mais de R$ 11,3 milhões em infraestrutura física e base tecnológica, o Senai – CEPT RFT conta agora com os laboratórios Senai Lab e de Automações – Robótica, além de implantação do projeto de acessibilidade, modernização da fachada e adequação do estacionamento interno.
Para Cassiano Pereira Junior, o Maranhão vive uma etapa importante em seu crescimento econômico e tecnológico, consolidada por ações e investimentos feitos tanto pelo Senai-MA quanto pelo Governo do Estado.

“Os moradores de São Luís e Região Metropolitana, e do Maranhão, como um todo, vivem um momento muito importante com esta reinauguração. As indústrias e as empresas estão necessitando dessa mão de obra qualificada que será gerada por este investimento, por isso está vindo em um momento bastante oportuno”, analisou o secretário.
E acrescentou: “Iniciativas como esta contam com o apoio e o incentivo do Governo do Estado, que se faz presente para juntar forças e mostrar que o Governo e a Seinc são parceiros do desenvolvimento e crescimento econômico de todas as regiões do Maranhão”.
A unidade no Monte Castelo possui 14 salas de aula e diversos laboratórios, além de portfólio com dezenas de cursos em áreas como Alimentos e Bebidas, Eletroeletrônica, Energia GTD, Energias Renováveis, Vestuário, Logística, TI – Software, TI – Hardware e Automação.
Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e do Conselho Regional do Senai, que foi aluno da escola, afirmou que poder acompanhar o avanço da unidade é constatar que o Estado acompanha a inovação tecnológica trabalhada em todo o país.
“Nesta unidade, atendemos uma demanda muito grande da população. Nela, estamos dando qualidade de vida para as pessoas, assim como em escolas de outras cidades, como Bacabal e Imperatriz. Aqui, temos uma escola tradicional e o coração do Senai está aqui nessa escola”, destacou o presidente.
Raimundo Arruda, diretor regional do Senai-MA, além de comemorar as novas instalações da unidade do Monte Castelo, pontuou sobre as obras de revitalização do Senai-CEPT do Distrito Industrial de São Luís, localizado na BR-135.
“Na BR-135, estamos revitalizando aquela unidade, com um investimento de R$ 17 milhões, assim como o da unidade de Balsas também. É nossa forma de atuar pelo aumento do desenvolvimento tecnológico do Estado”, finalizou.