Governo participa do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento do Sebrae-MA

O secretário Cassiano Pereira Junior apresentou aos secretários municipais presentes as principais ações da pasta, do desde a formalização da empresa até se chegar aos benefícios ofertados pelo Governo - Arthur Costa/Seinc.
11/11/2022

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA) realizou, nesta quinta-feira (10), a edição anual do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento, em São Luís, no Multicenter Negócios e Eventos.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, representando o governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou do evento que reuniu atores de desenvolvimento dos municípios maranhenses, gestores públicos, secretários municipais e vereadores.

O encontro é uma ação da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae (UPPDT), com o objetivo de subsidiar os Atores de Desenvolvimento (ADs) no cumprimento de suas atribuições nos municípios, informando-os sobre as novidades em legislação e as principais pautas concernentes aos pequenos negócios, além de refletir e discutir o desenvolvimento local e trocar experiências de como realizar seu trabalho de formas cada vez melhores.

O Fórum Estadual de Secretários teve como destaque na programação do evento a participação da Seinc, que coordenou a mesa-redonda ‘Perspectivas de Desenvolvimento do Maranhão’.

De iniciativa do Sebrae-MA, o Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento, reuniu gestores públicos, secretários municipais e vereadores (Foto: Arthur Costa/Seinc).

Na ocasião, o secretário Cassiano Pereira Junior apresentou aos secretários municipais presentes as principais ações da pasta, com a Trilha do

Empreendedor: que descreve o passo a passo desde a formalização da empresa até se chegar aos benefícios ofertados pelo Governo, por meio de ações e programas como o de Incentivos Fiscais, Maranhão Mais Produtivo, Armazém do Empreendedor, entre outros. Ele também apresentou os principais segmentos de negócios do Maranhão, por meio do ‘Mapa de Investimentos’, onde é possível identificar as cadeias produtivas distribuídas pelas regiões do Estado.

Para o secretário Cassiano, a iniciativa do Sebrae em promover o encontro é bastante proveitosa no ponto de vista de fomentar a troca de experiências e conhecimentos.

“Estar neste momento compartilhando nossas experiências e desafios com tantos secretários municipais neste espaço, ouvindo suas dificuldades, encontrando soluções conjuntas, é muito gratificante. Parabenizo o Sebrae por esta iniciativa e a todos os gestores presentes que estão em busca de melhorias e desenvolvimento para seus municípios”, destacou Cassiano.

Ainda durante o evento, o titular da Seinc contou que as portas da pasta estão abertas para receber os gestores de todos os 217 municípios.

“Conforme orientação do nosso governador Carlos Brandão, estamos aqui para receber e ajudar todos vocês a superar os desafios, solucionar entraves, e que, juntos, possamos atrair investimentos e desenvolvimento. Aqui não existe partidarismo. Nossa missão é ajudar a todos, pois nosso maior compromisso é de melhorar a vida de todas as pessoas”, sublinhou o secretário.

Durante o evento, o titular da Seinc destacou que as portas da pasta estão abertas para receber os gestores de todos os 217 municípios (Foto: Arthur Costa/Seinc).

O diretor Superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal, falou da importância da parceria do Governo do Maranhão nas ações e projetos da instituição.

“Hoje é mais um momento de articulação conjunta onde recebemos o apoio do Governo, por meio da Seinc, para seguirmos trabalhado fortemente para viabilizar condições e dar suporte às micro e pequenas empresas, contribuindo na consolidação de políticas públicas junto a prefeituras do Maranhão. Vamos continuar essa parceria de sucesso! ”, completou.

Também participante do evento, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Barra do Corda, Estevão Negreiros, reforçou o papel da Seinc em prol do desenvolvimento de todas as regiões do Maranhão.

“A Seinc tem um papel fundamental em todas as classes produtoras do Maranhão. E é por isso que eu vejo que a participação dela em ações do Sebrae-MA, de estar próximo do empreendedor, traz esse diferencial para

que, de fato, o empreendedorismo no estado e as classes produtoras possam se alavancar e, consequentemente, gerar emprego e renda. As palavras do secretário Cassiano e de toda a sua equipe foram fundamentais para mostrar que os próximos anos serão de muito desenvolvimento no Estado, por meio das ações da Seinc”, pontuou Estevão Negreiros.

Também representando a Seinc, participaram do evento: o secretário Adjunto de Indústria, Comércio e Serviços, Marco Antônio Moura da Silva; o secretário adjunto de Infraestrutura e Projetos, Ubiratan Silva; e a secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa, Luzia Rezende.

Mais

Os atores de desenvolvimento funcionam como interlocutores da administração municipal junto aos municípios, principalmente para o público empreendedor, multiplicando informações importantes que podem ajudar na dinâmica da economia. No Maranhão, são mais de 200 agentes: servidores nomeados pelas prefeituras municipais que recebem treinamento do Sebrae-MA para atender o público e, também, articular lideranças para melhorar o ambiente de negócios com promoção de políticas públicas favoráveis ao segmento.

O Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento se propõe a ser, também, uma estratégia para sensibilizar gestores e demais autoridades municipais quanto à importância de políticas públicas de tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas.